Medo de Dentista ou Odontofobia
- Dr. Fabio de Mattos Rodrigues

- 18 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

O Que Gera o Medo de Dentista?
Se você se interessou pelo Post por ter medo de dentista, saiba que você não está sozinho, muita, mas muita gente mesmo, também tem medo de dentista, na maioria das vezes por já terem passado por alguma experiência ruim anteriormente, o que acaba gerando um trauma, que geralmente é mais difícil de superar. Mas outras vezes pode ser ansiedade ou medo gerados por relacionar o tratamento odontológico a dor e desconforto, ou ainda por experiências negativas vividas por amigos ou familiares, que ao compartilharem suas experiências acabam gerando ansiedade e medo, sem que a pessoa sequer tenha tido tal experiência.
O medo e a ansiedade geram tensão, e podem até alterar a forma como você percebe tudo ao seu redor, sendo assim, realizar procedimentos simples no consultório pode se transformar em longas horas de sofrimento, e fala sério, ninguém merece passar por isso né!
Como Superar Seu Medo?
Mas então como superar isso? Como disse anteriormente, o medo gerado pelo trauma de alguma experiência ruim é o mais difícil de superar, o ideal é você procurar um profissional que transmita confiança, conversar e expor ao profissional seus medos e ansiedades, e os motivos que te levam a isso, e assim fazê-lo compreender melhor o seu problema ,e assim conduzir o tratamento de forma que o você se sinta confortável durante as consultas e supere o trauma vivenciando uma nova experiência de forma agradável.
Em casos mais extremos, também é possível fazer uso de alguns medicamentos ansiolíticos (calmantes) antes e durante a consulta, e até mesmo a sedação consciente com óxido nitroso, que auxilia no controle da ansiedade e ajuda a superar o medo no tratamento odontológico. Mas nestes casos, também é importante um acompanhamento multiprofissional, com psicólogo ou psiquiatra para auxiliar na superação do trauma.
Como o Medo Pode Prejudicar Sua Saúde?
O medo se torna mais prejudicial quando passa a ser um obstáculo no cuidado com a sua saúde, ou seja, quando você deixa de procurar o tratamento pelo medo de passar por uma experiência ruim. Isso se torna muito prejudicial pois os problemas bucais podem se agravar em questão de meses, e problemas que poderiam ser evitados com uma simples consulta e orientação corretas, acabam muitas vezes se agravando e necessitando de procedimentos mais complexos.
Não deixe o medo te impedir de cuidar da sua saúde bucal, procure um profissional de confiança e fale sobre seus medos, só assim conseguirá superá-los!
Cuide-se bem!






Comentários